PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 12 BLOGS, 1058 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1075 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

JOANA CACILDA BESSA - PRIMEIRA VEREADORA DO BRASIL

PRIMEIRA VEREADORA DO BRASIL É ITAUENSE
JOANA CACILDA BESSA, uma apodiense nascida no então povoado e atual município de Itaú no dia 26 de setembro de 1898, filha de José Marcolino Bessa e Emília Rosa Botão é mesmo que não dizer nada. Ela foi a primeira eleitora de Pau dos Ferros, em 1927 e a primeira intendente municipal Potiguar, atual cargo de vereador, eleita em 2 de setembro de 1928, com 725 votos, pelo município de Pau dos Ferros, e tomou posse em 2 de fevereiro de 1929, tendo em vista que no dia 1º de janeiro a mesma não ter sido empossada juntamente com os outros intendentes eleitos no pleito eleitoral de 1928, em virtude de ter viajado para Natal a fim de resolver problema de seu interesse particular, conforme ata assinada pelo senhor João Tomaz de Aquino, Secretário da Intendência Municipal. Portanto, Joanna Cacilda de Bessa foi a primeira mulher do Rio Grande do Norte, talvez do Brasil a se eleger Vereadora, já que na época esse cargo era denominado de Intendente. Cacilda na época residia em Pau dos Ferros, posteriormente foi residir em Natal. Faleceu no ano de 1998, aos 102 anos de idade.
JOANA era irmã de Raimunda Bessa Botão, conhecida popularmente pela alcunha de MUNIDINHA BESSA, nascida em 27/09/1900 e falecida em Rodolfo Fernandes em 01/11/1978, casada com Cristóvão Colombo Pinheiro de Melo.
CACILDA a primeira vereadora do Brasil, talvez da América do Sul, eleita em 2 de setembro de 1928, quando apenas poucas mulheres haviam votados, cujos sufrágios foram cancelados pelo Congresso Nacional. Cacilda apenas é lembrada como a primeira eleitora de Pau dos Ferros, mas os nossos pesquisadores nunca se a profundaram na história dessa mulher que foi a primeira vereadora de nosso país. Meu pai mata a cobra e mostra o pau, veja a seguir, a ata

Edital cedido por FRANCISCO LOPES, conhecido por CHICO LOPES, ex-vereador de Pau dos Ferros e patrono da Cãmara Municipal, cuja homenagem foi feita em vida, tendo em vista que Chico Lopes, ainda hoje, com mais de 80 anos, residente em Pau dos Ferros. Este esquisador, graças a ele pode pesquisar todos os livros de ATAS da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, cujo mais antigo é datado de 1872

MARIA QUEIROZ DA SILVA - GROSSOS/NATAL




Vereadora Baía – MARIA QUEIROZ DA SILVA, natural de Grossos, nascida a 30 de março de 1928. Deficiência física de nascença (não tinha pernas nem o braço direito, ela se revelava desprovida de preconceito e era dotada de uma inteligência privilegiada. Em 1949, deixou sua terra natal e indo para a capital do Estado, juntamente com sua família, na tentativa de ingressar no curso ginasial, porém as escolas não aceitavam pessoas deficientes. Após várias tentativas frustradas, consegue ingressar no Atheneu Norte-Rio-Grandense para cursar o primeiro ano ginasial. Após concluir este curso, ingressar na Escola Normal para fazer o curso Pedagógico. No término do curso normal ou pedagógico, a direção da Escola não quis conferir o diploma, alegando a deficiência física. Depois de muita luta conseguiu o tão almejado diploma de professora.
O próximo passo seria galgar uma cadeira de mestre nas escolas públicas. As portas lhe são fechadas novamente, pelo mesmo motivo. Desesperada com esta atitude das autoridades do ensino, a recém formada funda o Externato Santa Terezinha, assumindo o cargo de professora e diretora.
Em 1967, formou-se em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Uma particularidade de Maria Queiroz era o seu espírito religioso, participando ativamente das atividades da Igreja. Comandou na Praia de Areia preta, uma campanha de arrecadação de fundo para a reconstrução da Igreja de São Francisco de Assis, tendo deixado a igrejinha até hoje apta para as funções religiosas.
Em 1976, candidata-se a Vereadora para a Câmara de Natal, pelo MDB-Movimento Democrático Brasileiro, Partido De Oposição Ao Governo Militar, Obtendo 1.636 Votos, ficando na primeira suplência. Assume o mandato a partir de 4 de novembro de 1978, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de Vereador em Natal. Faleceu a 18 de outubro de 1981, em pleno exercício de suas atividades, após submeter-se a uma cirurgia cardíaca.
Maria Queiroz – Baía, como era conhecida, deixou um exemplo de obstinação na superação da deficiência física, estudando, formando-se em universidade, militando na política partidária e lutando pelo bem comum de sua comunidade.

EDUVIRGES PINHEIRO DA SILVA - ITAÚ-RN

mulher itauense a representar seu povo com um mandato de vereador.EDUVIRGES PINHEIRO DA SILVA, nasceu na então povoação, posteriormente Vila e atual cidade de Itaú, no município de Apodi a 25 de dezembro de 1893, filha de José Antonio Maia e de Maria Pinheiro da Silva. Casou-se em 1907, com apenas 14 anos de idade, com PEDRO MARTINS DA SILVA, nascido em 25 de julho de 1888, filho de Joaquim Pereira da Silva e Antonia Maria da Conceição. Com os seguintes filhos:
1 – BRAZ PINHEIRO DA SILVA, com os seguintes filhos: Iara Pinheiro da Silva, Franklim Pinheiro da Silva, RAMON Pinheiro da Silva, Sheques Pires da Silva,e Zoraide Pinheiro da Silva .
2 – MARIA BENEDITA BRASIL, nascida em 29 de agosto de 1914.
2 – ANTONIA M. MARTINS DE ALMEIDA, com os seguintes filhos: Mary Dione de Almeida, Antonio Lisboa de Almeida Filho, Rosa Cândida de Almeida.
3 – ARNOBIO PINHEIRO DA SILVA, nascido em 28 de julho de 1915, casada com Estelita Maia Pinheiro, natural de Apodi, nascida em 11 de dezembro de 1921, filha de Fausto Pinheiro da Silva e Maria Ursula de Oliveira, com os seguintes filhos: Maria Ursula Neta de Freitas, nascida em 17 de dezembro de 1945, casada com José Pereira de Freitas, natural de Itaú, nascido em 4 de dezembro de 1938, filho de Francisco Pereira da Silva e Maria Pinheiro de Freitas; Maria Amélia Fernandes, nascida em 11 de novembro de 1953; Maria de Fátima Fernandes Maia, nascida em 2 de fevereiro de 1956; Antonio Pinheiro da Silva, Fausto Pinheiro da Silva Neto, nascido em 22 de setembro de 1948; Maria das Graças Pinheiro, Maria Iara Pinheiro, nascida em 24 de novembro de 1956; Jorge Ivanilson Pinheiro, nascido em 23 de abril de 1964.
4 – JOSÉ ANTONIO NETO, vulgo “ZÉ DO BAR”, natural de Itaú, nascido em 24 de fevereiro de 1934, casado com Maria Soares Gurgel, natural de Itaú, nascida em 18 de junho de 1939, filha de José Soares Campos e Maria Pinheiro Gurgel, com os seguintes filhos: JOÃO DEHON GURGEL PINHEIRO, nascido em 23 de junho de 1966; Dr. JANETO GURGEL PINHEIRO, nascido em 20 de junho de 1968, casado com a Dra. Christianny Cardoso de Souza; JEANE GURGEL PINHEIRO, nascida em 29 de outubro de 1973; e JATIANNE GURGEL PINHEIRO, nascida em 19 de setembro de 1974.
5 - CECILIA MAIA MARTINS, nascida em Itaú-RN, a 22 de novembro de 1928, casou-se em 14 de novembro de 1948, com PEDRO PEREIRA DE ANDRADE, natural de Itaú, nascido em 25 de maio de 1925 e falecido em 5 de julho de 1992, filho de José Pereira de Andrade e Francisca Alves de Andrade, com os seguintes filhos: MARIA DA NATIVIDADE DE ANDRADE LIMA, MARIA NEIZE DE ANDRADE FERNANDES, nascida em 25 de fevereiro de 1952, primeira apodiense a se formar em Juíza de Direito, em 19 de dezembro de 1975, sua primeira comarca foi a de Janduís, criada em 25 de janeiro de 1980, no período de 23 de julho de 1982 a 19 de novembro de 1983; RAIMUNDO NONATO DE ANDRADE (BOLA SETE), nascido em 8 de outubro de 1955, EDUVIRGES PINHEIRO DA SILVA SOUZA (NETA DO CARTÓRIO), nascida em 16 de agosto de 1958, casada com José de Araújo de Souza, nascido em 22 de dezembro de 1952; NEIDE MATILDE DE ANDRADE CORDEIRO, nascida em 14 de março de 1969, viúva do saudoso Luiz Cordeiro dos Reis Filho, natural de PATU-RN, nascido em 11 de março de 1962 e falecido em 4 de janeiro de 2007, filho de Luiz Cordeiro dos Reis e Maria das Dores dos Reis; NIEDJA MARIA DE ANDRADE PAIVA, PEDRO PEREIRA DE ANDRADE JÚNIOR. Dona Cecília concluiu o curso primário na Escola do Sítio Jesusalém. Em 1952 assumiu a gerência do Cartório Único de Itaú e em 1955 foi efetivada como escrivão do mesmo. Em agosto de 1972, mudou-se para Apodi e fixou residência. Seu trabalho continua durante 36 anos no Primeiro Cartório Judiciário de Apodi, a qual se aposentou em 1988, passando o cargo para sua filha Edwirges Pinheiro.
7 - IRENE MAIA MARTINS, com os seguintes filhos: MARIA DA CONCEIÇÃO MARTINS e SILVA, MARIA APARECIDA MARTINS DE SOUZA e MARIA IVANILDE MARTINS DE SOUZA

SANDRA MARIA DA ESCÓSSIA ROSADO - SEGUNDA DEPUTADA FEDERAL



SANDRA MARIA DA ESCÓSSIA ROSADO, natural de Mossoró, nascida a 23 de maio de 1951, filha de Jerônimo Vingt Rosado Maia e Maria Lourdes da Escossia Rosado, natural de Mossoró, nascida a 17 de abril de 1927, filha de Augusto da Escossia Nogueira e de Maria Jerônimo Rosado. Casada com Lairi Rosado Filho e mãe de Cid Augusto, Vingt Rosado Neto, deputada estadual Larissa Rosado e do vereador e apresentador de televisão Laire Neto. Prefeita de Mossoró, deputada estadual e atual deputada federal, estando em seu segundo mandato

VILMA DE FARIA - PRIMEIRA DEPUTADA FEDERAL


VILMA MARIA DE FARIA, mossoroense, nascida a 17/2/1945, na casa nº 1248, na Avenida Rio Branco, Centro, em frente a antiga Estação Rodoviária e atual Estação das Artes “Elizeu Ventania”. Filha de Morton Maria Faria e de Francisca Sales Paraguai de Faria. Ex-esposa do ex-governador Lavoisier Maia. Em 1983 assumiu a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social. Em 15/11/86, elegeu-se deputada federal (Constituinte), tendo sido a 1ª mulher potiguar a se eleger deputada federal, com 145 mil votos. Vilma teve atuação destacada na Assembléia Nacional Constituinte, quando foi escrita a atual Constituição Federal, promulgada em 5/10/1988. Em 15/11/1988 elegeu-se primeira mulher prefeita de Natal, cargo para a qual foi eleita novamente em 6/10/96 e reeleita em 1/10/2000. No início de abril de 2002, Vilma de Faria renuncia o cargo de prefeita da capital para disputar o governo do Estado, juntamente com seu companheiro de chapa, o deputado estadual Antônio Jácome (PSB). Para a surpresa dos potiguares, ela nas eleições de 6/10/2002 conquistou a 1ª colocação, vencendo as duas principais oligarquias do Rio Grande do Norte – Alves e Maia, ficando na frente dos candidatos Fernando Freire apoiado pela família Alves e Fernando Bezerra apoiado por José Agripino. No 2º turno, ocorrido em 27/10/2002, a mesma venceu Fernando Freire, com quase 300 mil votos. Nas eleições de 2004, Vilma de Faria sozinha elegeu seu candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Naquele pleito eleitoral se juntam 5 ex-governadores: Aluízio Alves, José Agripino, Garibaldi Alves, Geraldo Melo e Fernando Freire na tentativa de derrotar a nossa governadora, mas todos sofreram uma fragorosa pisa de saia. No pleito eleitoral de 2006, juntamente com seu novo companheiro de chapa Iberé Ferreira de Souza disputou à reeleição concorrendo com o ex-governador Garibaldi Alves, este governador de férias, o derrotou nas urnas, decretando assim, a primeira derrota de Garibaldi Alves.

Quem sou eu

Minha foto
Sou mossoroense, com muito orgulho. Sou Subtenente da RR da gloriosa e amada Polícia Militar